TEMPLE GRANDIN


Temple Grandin é uma celebridade mundial, tanto por suas contribuições ao campo da Zootecnia, quanto por suas pesquisas e ativismo em relação ao TEA (Transtorno do Espectro Autista. O filme Temple Grandin, de 2010, produzido pela HBO, conta uma parte de sua trajetória, sobretudo a acadêmica, que vai do diagnóstico médico na infância de que nunca falaria, até sua entrada no mestrado. Posteriormente Temple também obteve seu doutorado em Zootecnia.

A superação do diagnóstico inicial se deveu sobretudo a forte atuação de sua mãe, que reflete em grande medida o ativismo intenso de pais de filhos com TEA em todo mundo, que tem conseguido visibilidade, legislação especifica e políticas públicas para os autistas.

O filme é inspirador par qualquer pessoa, mesmo sem contato com TEA. E eu diria especialmente para se pensar também questões de saúde mental e de gênero, já que Temple precisa em sua jornada superar tanto o preconceito com sua condição mental, quanto também o preconceito por ser mulher numa área profissional dominada por homens.

A atriz que faz o papel de Temple Grandin está espetacular, tendo ganho diversos prêmios, assim como o próprio filme. Claire Danes é conhecida por sua atuação na série Homeland e no filme Romeu + Julieta de 1996 em que contracena com Leonardo Dicaprio, entre vários outros.

Feito para TV e não para o cinema, teve um alcance menor no grande público, ainda assim com bom reconhecimento. Pode ser visto pela HBO Now e HBO Go, além de outros vídeos sobre os bastidores e entrevistas com o elenco. Link: http://www.hbo.com/movies/temple-grandin

VEJA O TRAILER:

Publicado Originalmente em: Tons de Azul