TEMA AUTISMO NA NETFLIX

Estreia essa semana na Netflix, no dia 11 de agosto, a série Atypical, que foca o cotidiano de um adolescente autista e suas dificuldades em lidar com as demandas da vida, típicas de um jovem entrando na idade adulta. Falarei mais da série futuramente.


E pra quem gosta da Netflix, existem outros filmes e séries que tocam na temática do autismo. Um deles, Asperger’s Are Us (2016), é um divertido documentário sobre um grupo de jovens autistas (dos que se consideram aspergers ou aspies) americanos que fazem apresentações de comédia. Sim! Comédia feita por autistas, vale a pena assistir. As cenas gravadas das performances são hilárias, assim como o próprio processo de criação e suas dificuldades, foco do filme.


Outro filme interessante, nesse caso na categoria ficção, mas baseado em fatos reais é O Farol das Orcas, produção espanhola e argentina de 2016 que narra a história de uma mãe que leva seu filho autista de 11 anos da Espanha para a Patagônia argentina depois que ele viu um documentário sobre um santuário de baleias e demonstrou uma reação emocional pela primeira vez. Um excelente exemplo de como pais de crianças com autismo fazem de tudo para ajudar no desenvolvimento de seus filhos.


Também disponível no serviço de streaming com personagem autista é a série Touch, de 2012, anteriormente exibido pela Fox, tendo duas temporadas. Focada mais no estereótipo do autista com altas habilidades matemáticas, a série traz bom divertimento, mas pouco conhecimento sobre o autismo real.


Publicado Originalmente em: Tons de Azul