OUTRA SINTONIA


Um dos meus lugares favoritos certamente é a livraria. Várias em Fortaleza, incluindo sebos como o do Geraldo no centro da cidade. Tenho percepções diferentes quando vou à Livraria Cultura, Leitura e Saraiva, cada uma gosto de ir em uma situação/humor específicos.

Sempre li de tudo, creio que como sociólogo e psicólogo tenho de estar por dentro de vários assuntos, mas, claro, tenho minhas predileções e, muitas vezes, meus hiperfocos e manias. No momento obviamente é o Autismo, por questões acadêmicas e de trabalho.

E muita coisa tem saído sobre o tema, tendo tanto ótimos trabalhos quanto descarados caça niqueis dos pais e interessados no assunto. Tem até prateleiras nas livrarias dedicadas exclusivamente ao tema.

Mas essa semana tive uma ótima surpresa ao achar da editora (uma de minhas favoritas) Cia. das Letras o livro  Outra Sintonia: A História do Autismo, de John Donvan e Caren Zucker, jornalistas americanos que contam em quase 700 páginas, numa narrativa fascinante, a história do autismo.

Ainda não acabei de ler, mas estou extremamente entusiasmado pela narrativa e quantidade de informações históricas e discussões que me interessam diretamente em termos de saúde mental e educação. Certamente será um dos livros que mais citarei na minha dissertação e demais trabalhos acadêmicos sobre o tema.

Publicado Originalmente em: Tons de Azul