TEMA AUTISMO NA SÉRIE HOUSE


Quem me conhece sabe que minha série favorita é House. Sobretudo pelo personagem, que, segundo amigos próximos se parece comigo, imagino que mais pela ranzizisse que pela inteligência.

Outro dia descobri um site americano que calcula a quantidade de tempo que se leva pra ver uma série (http://tiii.me/). No caso de House, com suas 8 temporadas, se leva 5 dias, 9 horas e 48 minutos. Como já vi cada episódio várias vezes, já devo ter passado cerca de dois meses só vendo essa série. Nem vou somar as outras que gosto.

Enfim, em três episódios o autismo é citado. Um deles, na quinta temporada, o foco é uma professora numa sala de educação especial. O aluno autista tem breve participação (5ª Temporada, episódio 13 - Big Baby).

Em outros dois o foco está em personagens/pacientes autistas. Ambos na 3ª Temporada. Em Rabiscos na Areia (Lines in the sand), House assume o caso de um garoto autista não-verbal. No outro, Meia Capacidade (Half-Wit), o paciente é um músico autista com Savantismo.

Curioso que em Rabiscos na Areia o próprio House é comparado ao autista por seu inseparável amigo e também médico, Wilson, que mostra que House pode ter Asperger. Faz sentido se considerarmos muitos dos comportamentos dele vistos ao longo da série.

Publicado Originalmente em: Tons de Azul