VIDA ANIMADA


Em fevereiro deste ano, a 89ª edição do Oscar trouxe o documentário Vida, Animada (Life, Animated - EUA/França, 1h29min), como um dos indicados na categoria Melhor Documentário em Longa-Metragem.

O filme, disponível na Netflix, não conquistou o prêmio, mas ajudou a trazer mais visibilidade para o tema Autismo. Contando a história de Owen Suskind, um menino autista que ficou sem falar por anos, e que aos poucos passou a se comunicar através dos conteúdos de filmes animados da Disney, o documentário emociona por vermos a família engajada na luta para se comunicar com ele e ajudá-lo a se tornar funcional.

Com cenas reais gravadas pelo pais quando ainda era criança a narrativa se mescla ao Owen já um jovem adulto, se preparando para se formar no Ensino Médio (High School), ir morar sozinho e trabalhar.

O documentário se baseia no livro Vida Animada: Uma História sobre Autismo, Heróis e Amizade, lançado este ano no Brasil pela editora Objetiva. O autor é o pai de Owen, Ron Suskind, jornalista americano famoso e premiado com um Pulitzer, um dos mais importantes do jornalismo americano.

A narrativa da experiência de sua família desde o diagnóstico até a idade adulta de Owen é tocante, inspiradora e tem uma escrita agradabilíssima. Vale a pena ler.  E pra quem, assim como eu, sempre foi fã da Disney, tando das animações quanto dos quadrinhos, se torna ainda mais interessante.

VEJA O TRAILER:


Publicado Originalmente em: Tons de Azul