"ATYPICAL" DA NETFLIX


Mandei um SMS agora há pouco pra minha amiga Iara especialista em TEA, pois é, quem ainda usa SMS, mas ela está desconectada do WhatsApp, tá magoada comigo. Eu disse na mensagem que quando ela vir Atypical, que ela leia algumas das frases do Sam (Keir Gilchrist)  como frases que eu mesmo poderia dizer pra ela, ou que já tentei dizer. Sobretudo quando ele diz que as pessoas acham que autistas (ou pessoas com autismo, tanto faz, a série também traz essa discussão), não têm empatia, que não percebem quando magoam alguém, já ouvi isso, que não gosto de ninguém.

A verdade é, diz Sam, é que percebem, mesmo sem saber as vezes o porquê, mas percebem muito mais intensamente que neurotípicos. É só lembrar de episódios com o House ou o Sheldon. Acabei de maratonar a série que estreou ontem. Que pena que é tão curtinha, somente oito episódios.

Ainda a reverei para pensar em mais detalhes, mas gostei muitíssimo. E se eu colocasse numa só palavra do que trata a série, seria de amor. De relacionamentos e de família. Não importa que o protagonista seja alguém com autismo, a série fala a todos. Mas é ótimo poder ver o tema em uma série tão bem produzida, dirigida e tão bem interpretada (por todos da família). Imagino até que algum dos roteiristas deva ter autismo ou tem algum familiar, porque a série tem sutilezas que só quem convive de perto sabe, tanto da questão da topografia dos sintomas (muito bem representadas), quanto de questões familiares e políticas.. 

Sam é de alto funcionamento, tem altas habilidades, quem sabe em outras temporadas (Netiflix por favor renove!) veremos outros exemplos do espectro. Quem sabe autistas reais como autores, o que seria ainda melhor.

Vale a pena ver, uma ótima maneira pra pensar sobre famílias que convivem com filhos autistas (que viram muitas vezes o centro das atenções e todos sofrem com isso), com seus conflitos, dramas, sobre inclusão escolar (que ideia incrível pro baile!), sobre aceitação na sociedade. Uma série sobre pessoas. Sobre todos nós.

VEJA O TRAILER:


Publicado Originalmente em: Tons de Azul