MICROFÍSICA DA CORRUPÇÃO

Há vários anos jogo War com meus amigos de infância. Ao longo do tempo mudamos todas as regras e fizemos novas cartas. No entanto, quase sempre as partidas terminam em briga. Cada participante defende ou critica determinada regra,dependendo de seu interesse e sempre voltamos a mudá-las.

Temos, no Brasil, um comportamento semelhante. Sempre achamos que as regras não se aplicam a nós e que os outros são desonestos. Atacamos fervorosamente o Governo Federal, os estaduais e municipais. Acreditamos que o país não progride porque os governantes só roubam o dinheiro público.

Porém, não percebemos que a corrupção está instalada em todos os níveis sociais e profissionais. Na sonegação de impostos, na exploração dos funcionários, no contrabando, nos trabalhos escolares prontos, na pirataria etc.Temos uma longa tradição histórica de exploração e corrupção, desde os tempos coloniais e fazemos de tudo para perpetuá-la. Somente quando nos dermos conta que é necessário uma transformação individual e nas micro-relações é que podemos transformar toda a sociedade. E não continuar a criticar o governante corrupto e sonhar estar no lugar dele para também usufruir do dinheiro e do poder, ao invés de denunciar e cobrar, e dar o exemplo de cidadania e de cidadão honesto. Além das reformas da previdência, tributária e política,necessitamos de um reforma pessoal e moral.

Publicado orginalmente no site http://www.unifor.br/ em 2003.