NÃO QUERO TER FILHOS!

Não quero ter filhos! A reação é de estranheza em todos que me ouvem fazer tal afirmação. Muitas vezes ficam indignados e não raro parecem sentir pena de mim. Provavelmente pensando em como sou egoísta.

Mas lhes dou razão, não quero mesmo ter filhos por razões puramente egoístas. Filhos demandam muito do nosso tempo. Nosso tempo de vida é muito curto, quero fazer muitas coisas que, se tivesse filhos, não teria tempo para realizá-las. E filhos custam muito dinheiro. Prefiro gastar o que ganho realizando meus próprios desejos em vez de atender aos desejos, muitas vezes tiranos, dos filhos.

Mas você não gosta de crianças? Perguntam sempre. Pra falar a verdade, não muito. Talvez quando ainda são bebês. E, muitos parecem não ter percebido, seus descendentes não permanecem sempre crianças. Crescem e por vezes são totalmente contrários à educação que lhes foi dada, se voltando contra os pais e culpando-os por tudo que lhes acontece de mal e por quem são.

As pessoas têm filhos também por motivos egoístas. Querem “deixar sua semente”, se perpetuar através de um ser que carrega seu sangue e seus genes, que continuará o nome da família. Para mim, plantar uma árvore e escrever um livro já bastam. Além disso, é comum os pais passarem suas frustrações e sonhos para os filhos, querendo que sejam como gostariam de ter sido. Querem alguém para cuidar delas na velhice, porém quantos idosos, muitas vezes são abandonados e desrespeitados por seus filhos. Querem alguém para amar e que lhes ame, algo que nem sempre acontece. Querem, muitas vezes, exercer poder sobre alguém. Tudo isso é vaidade das vaidades.

Mas filho não é fruto do amor de um casal? Talvez. Mas esse amor é destruído quando os filhos nascem. A atenção e amor da mulher pelo marido são transferidos para o filho. E o marido passa a enxergar a esposa como mãe, não como mulher. Os apelidos carinhosos dão lugar a “pai” e “mãe”, apagando toda paixão e atração que existir. O casal perde a liberdade e a espontaneidade, pois não pode mais fazer o que quer quando bem entender.

Mas ter filhos não é o processo natural? Não devemos povoar a terra? Está na Bíblia, dizem. Mas há quanto tempo levamos vidas artificiais em todos os aspectos? Mudamos o curso de tudo. E a terra já está com superpopulação, não precisamos nos preocupar. Ademais, é natural tantas crianças abandonadas, maltratadas, vítimas de todo tipo de violência por pais que não deveriam ter tido filhos?

O curso da vida de alguém muda com seus rebentos. Muitas vezes abandona carreira, planos e sonhos para se dedicar a prole. Muitos regulam seu próprio consumo para que os filhos tenham o que desejam. E quase sempre cobram isso depois, querendo que os filhos sejam aquilo que projetaram.

Sempre que minha namorada se esquece de meus argumentos e, como a maioria das mulheres, volta ao desejo de ter filhos, esquecendo-se de outros, sempre faço a mesma pergunta, você quer ter um filho ou conhecer Paris?