SUPER-HERÓIS BRASILEIROS

Eles não são idolatrados, não têm revistas em quadrinhos nem filmes de Hollywood como os super-heróis americanos, mas quem acha que não existem super-heróis no Brasil está enganado.Eles existem sim, e nós os chamamos de jornalistas.E atualmente estão merecendo toda nossa admiração e respeito, pois como nunca estão denunciando, desmascarando e combatendo, por vezes sozinhos, a corrupção no Brasil. São eles que estão fazendo a sociedade brasileira sair de sua acomodação com a conjuntura política no Brasil. Se os brasileiros estão cobrando mais de seus representantes e fiscalizando suas ações é porque os jornalistas estão empenhados em revelar tudo que há de errado na política nacional.Estão, como os super-heróis da ficção, lutando por verdade e justiça.

Há quem pense que o Brasil nada mudou nas últimas décadas e há quem, absurdamente, sinta saudade da ditadura militar - claro, a memória sempre maquia o passado e a memória brasileira, sabemos, não é lá muito boa - acham que hoje tem muito mais corrupção que naquela época, mas não percebem que a corrupção no Brasil é histórica. Hoje, porém, devido ao destemor dos jornalistas, temos amplo conhecimento dela e podemos combatê-la.

O espírito jornalístico brasileiro é fortíssimo, mesmo quando forçados ao silêncio jornalistas bradaram contra as ditaduras que se estabeleceram por estas terras e agora, com a liberdade conquistada reportam ao grande público o que tem acontecido nos bastidores da democracia que ajudaram a consolidar. Além disso, mais jornalistas descomprometidos com ideologias partidárias têm surgido, o que proporciona um olhar cada vez mais objetivo dos fatos.

Hollywood tem feito filmes com Batman, Superman e Homem-Aranha, nosso cinema poderia fazer filmes com nossos super-heróis, que, melhor ainda que aqueles, são reais.

Publicado originalmente no jornal O Povo em 26 de agosto de 2006.