RESISTIR À VIDA



Quando a Globo criou sua loja virtual para vender produtos relacionados à sua programação e também DVDs e Blu-rays de séries e novelas, fiquei entusiasmado com a possibilidade de rever a novela Tieta. Há muito esperava que eles lançassem em DVD.  Minha espera chegou ao fim há algumas semanas atrás. Comprei o Box com 11 discos e a revi toda em duas semanas. A novela é de 1989 e antes que algum engraçadinho diga que estou velho saiba que eu assisti na reprise em Vale à Pena Ver de Novo.

A melhor novela que já assisti. Roteiro impecável, trilha sonora memorável, atuações perfeitas. Quem não se lembra de Perpétua magistralmente interpretada por Joana Fomm? Você sabe o que ela guardava na caixa, né? Ou da tia maravilhosa, sonho de adolescentes, inclusive eu, mas não tive uma Tieta infelizmente. Ou de Seu Modesto Pires e sua Teúda e Manteúda. Enfim, personagens extraordinários, concebidos na mente brilhante de Jorge Amado, de cujo livro homônimo Aguinaldo Silva construiu seu roteiro.

Tieta, ou Antonieta Esteves, Antonieta Cantarelli, ou ainda Madame Antoinette (você verá o porquê de tantos nomes dados à personagem vivida por Betty Faria), é uma personagem símbolo de superação. Foi expulsa a pauladas da cidadezinha Santana do Agreste por seu Pai Zé Esteves que não tolerava o comportamento liberal da filha, influenciado pelas intrigas de Perpétua, a irmã invejosa. A jovem vai com a roupa do corpo, humilhada na frente de várias pessoas da cidade que nada fizeram para ajudá-la. Vinte anos depois ela volta à cidade, rica e poderosa, causando admiração, estupefação, inveja e respeito. A partir daí, a trama se desenrola em pontas que irão ser amarradas até o fim de seus 139 capítulos.

Tieta é uma resiliente. Que é como se chama na Psicologia alguém capaz de recompor-se, de renascer das adversidades e sair fortalecido, com recursos que o levam a seguir um caminho saudável. O termo vem da Física, significando a propriedade de um corpo que, deformado, volta ao estado original quando cessam as fontes de tensão. O conceito tem sido usado pela Psicologia há pouco mais de 20 anos e está ligado ao movimento da Psicologia Positiva, que investiga aspectos potencialmente saudáveis do ser humano, e não a psicopatologia como o faz a psicologia tradicional. Num dos diálogos que Tieta tem com Imaculada, uma personagem que se tornou central na novela (no livro é secundária), diz que nunca esperou que um príncipe viesse salvá-la, ela mesma se salvou. Resiliência é isso, muito mais que sobreviver, instinto natural. É uma capacidade que permite ir em frente de modo saudável e organizado. Jorge Amado sempre concebeu mulheres fortes em seus livros, Tieta sem dúvida é a que mais se destaca. Como disse o hilário bêbado da cidade de Santana do Agreste, Bafo de Bode, Tieta não é só uma mulher é uma plantação inteirinha de xibiu.

PUBLICADO INICIALMENTE NO BLOG GARAGEM DINÂMICA