CURRÍCULO GEEK


Já ouvi disco em LP e Compacto. Lembro-me inclusive de um disco do Balão Mágico – é, sou desse tempo, e assisti também ao Xou da Xuxa e à TV Colosso – que eu ganhei de uma prima mais velha e risquei com uma faca alguns anos depois, pois já me achava muito crescido para ter um disco como aquele. Comprei fitas K7 originais, mas gravei muitas a partir de LPs emprestados. Era o início da pirataria fonográfica. Tive Walkman de fita K7 e Discman (tragédia portátil para CD). Vi o nascimento e o declínio do cd. Passei pelo Napster e hoje, mesmo CDs que compro passo para Mp3 (não há melhor que o Ipod). Os cartões de memória e pendrives (flashdrives) são mais fáceis de transportar que pilhas de CDs, sobretudo no carro.

Já revelei filmes fotográficos em salas escuras, tive câmeras amadoras analógicas, fiz cadeira de fotografia analógica na faculdade com câmera profissional, aprendendo a usar rolos, revelá-los e ampliá-los. E ao perguntar ao meu professor se deveria comprar uma câmera dessas pra mim ele me respondeu dizendo que só se eu estivesse louco. Aquela seria a última cadeira de fotografia que a universidade oferecia sem ser digital. Hoje só uso câmera digital. Tenho uma amadora e uma semiprofissional e namoro uma profissional que fica na vitrine de uma loja do shopping Iguatemi. Câmeras de vídeo usei várias daquelas que gravam direto no VHS seja no formato convencional ou pequeno. Hoje, claro, só uso filmadoras digitais. Contudo, ainda não tive o prazer de usar uma profissional.

Comecei a escrever meus textos numa máquina de escrever portátil que ainda guardo, dada por meu irmão mais velho. Hoje posto diretamente no blog na internet. E administro diversas contas de sites e redes sociais de clientes do meu escritório. Tive vários computadores, sendo que o primeiro deles tinha um HD com capacidade de espaço nove vezes menor que um de meus pendrives atuais. Hoje uso um notebook, um netbook (tudo, na verdade, é laptop) e um desktop e ando pesquisando smartfones. Aliás, o meu primeiro celular mais parecia um peso de papel. Hoje tira fotos, tem tocador de Mp3, rádio e gravador de voz. Quando estava na faculdade ainda usei gravador de voz para pesquisas, daqueles de mini K7. Ainda o guardo comigo e os mini K7 com as entrevistas. Já usei celulares de várias marcas e de várias operadoras.

Já li centenas de livros. Em formato convencional e físico, claro. Ainda os adoro. Nunca gostei de ler e-book no computador. Ouvi dezenas de Audiobooks e agora, com meu leitor digital, pretendo aderir aos e-books. Em breve comprarei um tablet também, para ler livros e revistas em cores, sobretudo quadrinhos, outra de minhas paixões. Já comprei livros por telefone, em diversas livrarias, hoje a maior parte das minhas compras é feita pela internet, sobretudo na Saraiva e no Submarino. Já participei até de clubes de livros e de CDs por correspondência.

Sou cinéfilo. Assisti a milhares de filmes. Minha primeira ida ao cinema foi com minha irmã e minha mãe. Era bem pequeno, fomos ver um filme dos Trapalhões. Não me concentrei muito, fiquei brincando de trocar de lugar na sala quase vazia. Não foi um momento especial em minha memória. Mas hoje acho o cinema um lugar mágico. Assisti a muitos VHS, tendo de rebobinar sempre as fitas, tenho centenas de DVDs e recentemente aderi também ao Bluray (que talvez já tenha nascido obsoleto). Mas baixo da internet muitos filmes antigos que não são encontrados à venda nem para aluguel em locadoras, em formato Avi ou RMVB.

Já usei internet discada (e lenta a 56 Kbps), participei de salas de bate papo, hoje uso o MSN, com minha Banda Larga GVT ou no modem 3G da vivo. Usei até o Cadê?, mas me rendi a todos os serviços do Google. Uso Twitter, Orkut, Facebook, Formspringme, O Livreiro e outros mais.

Tive TV em minha casa quando criança tanto preto e branco como em cores. Usei tubo de tela curva, de tela plana. Hoje tenho LCD Full HD.

Videogames já usei vários consoles e joguei dezenas de games. Desde os primeiros, como Atari e Odissey, passando por Super Nintendo e Mega Drive e agora Wii, Xbox 360 e Playstation 3. Joguei games portáteis e de celular. E também joguei vários jogos de tabuleiro com amigos, que adoro. War, Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Detetive e muitos outros. Joguei até bola de gude, peão e soltei pipa. Jogo bem boliche e tênis de mesa, mas nas duas modalidades no Wii Sports Resort sou melhor ainda. Já brinquei até com tamagotchi.

Já enviei e ainda o faço, muitas cartas de amor, mas também já usei muito SMS e MMS, sou craque no teclado alfanumérico e também no QWERTY.

Tenho visto o declínio de tecnologias antigas e o surgimento de outras. Desejo assistir a esse ciclo ainda muitas e muitas vezes.